segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Minha opinião sobre o conteúdo !

 Conclusão 

Eu entendi que a ditadura militar foi um golpe armado pelos militares e ajudado logisticamente pelos E.U.A; ambos estavam descontente pelo Governo de Goulart, acreditavam que o Brasil estava sendo governado por um comunista, ou com tendências de governo comunista. E o Estados Unidos por ser um país Capitalista e por o Golpe de 64 ocorrer bem na Guerra Fria, levou os militares a pensar que Goulart estava do lado da URSS.
No principio o golpe era apenas para tirar o comunismo do poder e colocar o Brasil nos Eixos, mas os militares acabaram se dividindo em dois grupos: os linhas dura era a favor de uma ditadura demorada enquanto os outros só queriam reestabelecer a ordem social.
Castelo Branco foi o primeiro militar a assumir o poder no Brasil, depois dele mais 4 militares ficaram no poder, um ditadura que durou 21 anos.
Neste périodo ocorreram diversas mudanças constitucional, o Ccongresso fecho e reabriu, houve muita censura, mortes, torturas, foram criadas organizações como DOI, Code que foram responsável por grande parte das torturas e mortes da época.
Criaram-se 5 atos Institucional, dentre eles o AI-5, foi considerado o pior pois tirava o poder dos civis, da política, da emprensa, tudo foi censurado o motivo de censura. A partir daí os movimentos começaram a surgir, como o UNE (União Nacional dos Estudantes) que tinha como integrantes muitos jovens e intelectuais da época. As canções passaram a ser censurada, músicas que cr´ticavam o governo eram proibidas, filmes não podiam ser exibidos, foi um périodo em que os jovens se encontravam em grande rebeldia com o governo, com o modo como estavam sendo obrigados a viver, se reprimindo, perdendo seus direitos, então este período pode ser denominado Anos Rebeldes. Artistas como Vandré, Caetano, Chico Buarque tiveram que se exilar e só depois quando figueiredo reabriu a política, dando anistia a todos que foram caçados e censurados por ir contra o governo, é que puderam voltar, com eles, também vieram diversos político que foram obrigados a ir embora do país, por não fazer parte nem da Arena e nem do MDB, (partidos criados pelos militares, após a proibição dos outros).
Quando Figueiredo assumiu o poder, o Brasil estava em crise, pois o chamado "milagre" economico brasileiro havia deixado consequencias- O milagre economico aconteceu no governo de Medici, foi uma época em que a economia do Brasil estava em alta, mas com a crise do petróleo em 1973, fez o Brasil acumular diversas dividas externas o que levou a economia a baixar muito e a inflação ir as alturas. Vale ressaltar que o tal "milagre", beneficiava apenas os ricos e a partir dele a desigualdade economia brasileira aumentou muito.- e sobe muitas pressões populares ele reabriu a política, pra tentar derrubar e separar a oposição reabriu o Congresso, extinguiu o bipartidarismo, foi apartir daí que voltaram a surgir diversos partido políticos que conhecemos hoje em dia.Mesmo com tantas armações para separar a oposição e torna-los rivais, diversos partidos apoiaram um só o  PDS, os ex-integrantes do Arena viraram PMDB.
Essa reabertura da política não foi bem aceita, o que levou alguns militares da linha dura, a fazerem ataques terroristas, o mais conhecido até hoje, é o RioCentro, onde o tiro saiu pela culatra, e a bomba explodiu dentro do carro deles.
Mas nada disso impediu o povo de sair as ruas novamente e lutar pela democracia, ou pela "Diretas Já!" um movimento que exigia as eleições civis novamente. Os militares não aceitaram bem e as eleições foram decididas pelo congresso. O PMDB com  Paulo Maluf para presidente e PSD com Tancredo Neves. Quem ganhou as eleições foram o PSD depois de 21 anos consecutivos, o Brasil elegeu um presidente civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário