sábado, 6 de agosto de 2011

(...continuação)

"Inicio do Mandato de João Goulart"

Quando o Presidente Jânio Quadros renunciou a presidência, quem deveria assumir o cargo era João Goulart que era o vice-presidente; Só que Goulart não se encontrava no Brasil, estava numa missão diplomática à China. Então Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados,assumiu o poder.



O ex-presidente Jânio Quadros acertou apenas ao dizer que os militares não aceitariam a posse de João Goulart.A oposição, particularmente a ADN, também mostrava-se contrária. Ainda  na China Goulart foi ameaçado de prisão se retornasse ao Brasil, entretanto, diversas manifestações exigiram o cumprimento da Constituição.
No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola, com apoio de algumas partes do exercito, liderava o Movimento de Resistência Democrática, que exigia a posse de Goulart, a chamada Campanha Legalista.

Governador Leonel Brizola
 

A solução encontrada foi a elaboração de um Ato Adicional à Constituição, adotando um sistema parlamentalista de governo; Goulart, mas conhecido como Jango, receberia a faixa presidencial, mas teria seu poder subordinado ao primeiro-ministro, que seria indicado por ele e aprovado pelo Congresso.
Pelo ato ficava estabelecido, a realização em 1965, de um plebiscito popular  que decidiria a manutenção ou não do novo sistema de governo. Diante dessas cláusulas Jango assumiu a presidência em Setembro de 1961. Jango escolheu Tancredo Neves como seu primeiro ministro,


João Goulart (Jango)
























 
O novo governo foi marcado pela iminência de um golpe de estado pelas forças opositoras e pelos militares. Os primeiros ministros Tancredo Neves, Brochado da Rocha e Hermes de Lima não conseguiram acabar com as pressões populares e com os graves problemas econômicos; a inflação chegava a 54% em 1962.
Então em 1963, o plebiscito que deveria acontecer só em 1965, foi antecipado e 82% dos brasileiros votaram pela volta ao presidencialismo.Assim. Jango pôde finalmente realizar sua plataforma de governo.

                                                                                                      (Continua...)