sexta-feira, 12 de agosto de 2011

(continuação)

Tais modificações surtiram efeito nas eleições parlamentares de 1978, quando o governo obteve a maioria das cadeiras. Embora tivesse conseguido mais de 50% dos votos, o MDB representava apenas um terço do Senado, uma vez que seu sucesso se concentrou nas regiões Sul e Sudeste, onde elegeu nomes Nelson Carneiro (RJ), Franco Montoro (SP) e Pedro Simon (RS).
(Nelson Carneiro )


 (Franco Montoro )

(Pedro Simon)

Em 1978, os metalúrgicos  da região paulista do ABC (Composto pelas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano) enfrentaram a ditadura e organizaram gigantescas greve. Cerca de 100 mil trabalhadores saíram às ruas para reivindicar um aumento salarial de 34%.
Mesmo sem conseguir a maioria no parlamento, o MDB, estabelecendo alianças com importantes movimentos civis e diversas instituições, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e parte da Igreja Católica, consolidava-se como elemento de aglutinação da oposição ao governo militar.

Alcançando o objetivo as greves se difundiram por todo o Brasil. Em 1979, mais de 3 milhões de trabalhadores aderiram às greves.  Líderes como Luís Inácio “Lula” da Silva presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e Olívio Dutra, representante dos bancários do Rio Grande do Sul, destacavam-se nacionalmente.

("Lula em 1979)


(Atualmente)


(Olívio Dutra)


(Olívio e Lula)


 Desafiando a ditadura, o movimento operário renascia e juntava-se à crescente oposição ao governo militar.

Algumas Imagens da Greve :
















Nessa mesma época, pela primeira vez desde o AI-5, o movimento estudantil voltava as ruas. Inspirados na geração de 1968, os estudantes realizaram  diversas passeatas, greves e confrontos com a polícia. Em setembro de 1977, estudantes reuniram-se na PUC-SP para tentar reorganizar a UNE. Reprimidos pela polícia e por agentes do DOI-Codi , professores e alunos foram espancado e cerca de mil estudantes foram presos.
(DOI-Codi na PUC-SP)




(continua...)