sábado, 13 de agosto de 2011

(continuação...)

A oposição reivindicava o estabelecimento de eleições diretas para 1985 e enviou sua proposta na forma de uma emenda à Constituição. Em 25 de abril de 1984, a emenda Dante de Oliveira foi rechaçada pelos parlamentares, após uma manobra do PDS. Era o fim das “Diretas Já!”. O presidente seria escolhido pelo Congresso.

Emenda Dante de Oliveira -  recebeu o nome de emenda Dante de Oliveira a proposta de emenda constitucional (PEC nº5/1983) formulado pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT) em 1984 que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, uma vez que a tradição democrática havia sido interrompida no país pelo golpe militar de 1964.A eno rme pressão popular para que a emenda fosse aprovada transformou-se num dos maiores movimentos político-sociais da história do Brasil e logo recebeu o nome de Diretas Já. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 84% da população brasileira era favorável à aprovação da emenda.Apesar do alarido popular, a emenda constitucional foi rejeitada pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril de 1984. Por se tratar de uma emenda constitucional, precisava dos votos de dois terços da Casa (320 deputados) para prosseguir ao Senado. O resultado da votação foi o seguinte: 298 deputados votaram a favor, 65 contra, três abstiveram-se e 113 não compareceram ao plenário.






Um acordo entre o PMDB e dissidentes do PSD (facção chamada de “Frente Liberal”) proporcionou a criação da chapa Aliança Democrática, tendo como candidato à presidência o governador licenciado de Minas Gerais, Tancredo Neves (PMDB) e, como vice, o senador pelo Maranhão José Sarney, ex-presidente do PDS.

(Sarney e Tancredo)

Os aliados  do governo foram representados pelos deputados federais Paulo Maluf e Flávio Marcílio, ambos do PDS.

(Paulo Maluf)


(Flávio Marcílio)

Com a rejeição da emenda, a eleição para presidente da República de 1985 foi novamente indireta. Entretanto, articulações da oposição ao regime militar, em especial do PMDB, endossadas pela mídia e com forte apoio popular, racharam a base governista que era maioria no Congresso Nacional, ocasionando a escolha do oposicionista Tancredo Neves - (PMDB) como presidente da república com mais de 70% dos votos.
 Encerrou-se assim um ciclo de cinco presidentes militares iniciado em 1964.



























                        (Tancredo)


(Sarney)


Tancredo porém, nunca viria a tomar posse, falecendo por sérios problemas de saúde no dia 21 de abril de 1985. Seu vice, José Sarney, tomou posse em 15 de março daquele mesmo ano, sendo também um dos responsáveis pelo processo de redemocratização do país, mesmo tendo apoiado os militares por vinte anos.


( noticias sobre estado de Tancredo Neves)



(Segunda-feira, 22/04/1985. Quando a morte foi anunciada, às 22h23, a emoção e a dor tomaram conta do Instituto do Coração. Tancredo ficou internado por 38 dias e morreu por falência múltipla dos órgãos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário